PROJETO MEU QUERIDO PAU BRASIL

quinta-feira, 27 de outubro de 2011


Hoje, pela manhã e à tarde, haverá o plantio simbólico de uma árvore do pau-brasil. A atividade foi proposta pelo Instituto Casa do Pau-Brasil em parceria com a PMNF e a EMJH abraçou a ideia!


FIQUE SABENDO!

O Projeto Meu Querido Pau-Brasil foi criado pelo Instituto Casa do Pau-Brasil, representado pela pres. Maria Luiza M.S. Ferreira, pedagoga e gestora ambiental e Humberto Möller, economista e gestor ambiental e tem dois objetivos: plantar um milhão de árvores até o final de 2012, recuperando áreas degradadas; e introduzir nas escolas, através de um projeto pedagógico baseado na árvore do pau-brasil, a temática ambiental e todas as suas correlações com as principais questões que envolvem a sociedade e a busca de um novo conceito de cidadania.
O Projeto utiliza a palavra “brasileiro” (uma profissão -como pedreiro, engenheiro e padeiro- ligada à extração do pau-brasil, no início do Século XVI) como ponto de partida para a criação de uma nova forma de se exercer a cidadania, transformando os brasileiros que fomos no passado- predadores de pau-brasil – em novos brasileiros, plantadores de pau-brasil e de outras árvores, criando um novo enfoque sobre a nossa história, costumes e valores.
Ao final do evento os kits pedagógicos do projeto Meu Querido Pau-Brasil (que incluem uma muda de pau-brasil, Cd, Banners, jogo infantil, apostila para o professor, carteirinhas de amigo do pau-brasil e tinta da árvore) serão distribuídos para as 130 escolas públicas municipais de Nova Friburgo, abrangendo um público de aproximadamente 20.000 alunos.

0 comentários: